Olá pessoal ligadão no Central das Pesquisas, o tema deste post será sobre países que possuem uma renda maior do quê os seus gastos e vice-versa.
Para explicar este termo de forma que, você visitante entenda facilmente, darei um exemplo bem amplo, digamos assim. Vamos lá:
Em uma família, há pessoas que trabalham e recebem um salário, ou seja, um pagamento pelo seu trabalho. Além dos ganhos, há despesas, como por exemplo: comida, moradia e transporte. Quando a renda for maior que as despesas, essa família é superavitária, ou seja, essa família fica com um saldo positivo em relação as suas finanças. Com essa "sobra" a família pode executar a compra de objetos, fazer viagens, entre outras coisas. Já quando as despesas forem maiores que os gastos, a família é deficitária, isto é, possui um saldo negativo quando se subtrai as despesas pelos ganhos.
Agora, o que isso tudo tem a ver com os países? 
A resposta é bem simples, nesse contexto, podemos afirmar que os países são como famílias e vice versa. Portanto, o conceito para país deficitário e superavitário é o mesmo que o conceito de famílias deficitárias e superavitárias. Porém, ao invés de quando um país é superavitário, comprar objetos, fazer viagens, o país tende a investir em sua infraestrutura, transporte público, e outros fatores.

E aí? Deu para entender sobre o tema proposto? Comentem o que entenderam e o que não entenderam, estamos aqui para tirar suas dúvidas.

Grato,
Lucas Almeida.